terça-feira, 17 de julho de 2012

Criticar ou calar

     As pessoas estão acostumadas a julgar, condenar e punir seus semelhantes muito facilmente. Na maior parte do tempo olha-se para os lados, os erros e falhas alheios são detectados rapidamente. Existem aqueles que sentem prazer em comentar as atitudes dos outros e não perdem tempo em denegrir o comportamento do próximo. O idoso que se casa com uma mulher mais jovem vais ser considerado "um velho safado". A mulher jovem que se casa com um idoso, também será condenada, pois "é uma interesseira". Daí pode-se ver que não existem inocentes aos olhos do crítico de plantão. Todos são culpados, até provem o contrario. Esta é a nova lei da sociedade. Quem falar primeiro está com a razão e o outro, pobre coitado, que se vire para provar sua inocencia.
     O individuo no decorrer de sua vida comete varios erros. Aceitá-los e reconhecê-los é o primeiro passo para a redenção. Em certos momentos é preciso se recolher para si e fazer uma auto-análise. Verificar as atitudes pessoais e tentar corrigir as que se julgam inadequadas.
     O primeiro erro de cada um de nós, é achar que é perfeito e não comete erros. Infelizmente, não é assim, pois a grande maioria dos seres humanos falhou em algum momento de suas vidas. Mas o grande "barato" da vida é que sempre se tem a oportunidade de corrigir o mal feito. Só depende da iniciativa de cada um. Deixar de se guiar pelo orgulho, pela vaidade, pela inveja e se deixar conduzir pelo amor, pela humildade, dando vazão a uma vida plena de paz, amor e harmonia com os semelhantes. Anular os pensamentos mesquinhos e lançar no ambiente pensamentos bons, que tranquilizem o lugar onde se vive, deixando todos os que por ali passam com vibrações agradaveis.
     Portanto, ao invés de ficar todo o tempo procurando defeitos nas pessoas, para ficar comentando de forma perniciosa, tente ver em cada um que se encontra em seu caminho algo de bom, de agradável e se não encontrar nada, cale-se e não emita nenhum comentario. E se alguém lhe pedir para comentar algo, diga que aquela pessoa é um filho de Deus e como tal é digno de respeito. Pode ter certeza que agindo assim sua vida se tornará melhor e seu fardo mais fácil de carregar, por mais pesado que seja, pois você não estará só, sempre haverá alguém para auxiliá-lo. Isso se dará porque sua companhia será agradável e enriquecedora. 
     Comece agora e seja feliz!
Luiz Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário